O Princípio da Sabedoria

Sunday, July 4

210704-Portuguese

Proverbs 3:5-8

Provérbios 3: 5-8

Pastor Rob Penner

É muito importante, de acordo com a sabedoria de Provérbios, que uma pessoa saiba como se relacionar adequadamente com seu Criador. Essa relação vertical precede todas as horizontais: precisamos aprender a olhar para cima antes de olhar ao redor. O nome do Senhor aparece 85 vezes em Provérbios. O rela- cionamento correto com ele é o fundamento de uma vida sábia.

Ele é a fonte da sabedoria: ...Pois o Senhor é quem dá sabedoria... (2: 6). Ninguém está jamais fora do seu olhar: ...O Senhor vê os caminhos do homem... (5:21). Ele está constantemente vigiando: os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons (15: 3). Conhecer o Senhor é o único instrumento que nos ajuda a responder às coisas realmente ruins da vida: temer ao Senhor é odiar o mal (8:13) e nos ajuda a viver mais, pois o temor do Senhor aumenta a longevidade (10:27). Se eu quiser segurança e proteção, devo conhecer o Senhor, pois o caminho do Senhor é um refúgio para os íntegros (10:29), mas o Senhor destrói a casa do homem orgulhoso (15:25).

Provérbios 3: 5-8 nos dá as duas maneiras principais de nos relacionarmos com o Senhor: “Confie no Senhor de todo o seu coração” (5) e “tema ao Senhor” (7).