É certo planejar para um futuro desconhecido?

Sunday, September 5

210905 Portuguese

Proverbs

Provérbios

No nosso calendário anual, temos duas épocas que nos convid- am a fazer um planejamento: o início do ano letivo em setembro e o início do ano civil em janeiro. Quais são seus planos para o próximo ano - para sua escola, seu trabalho, seu negócio, sua família?

Se eu perguntasse quais são seus desejos para o próximo ano, muitos de vocês responderiam com o seguinte: (1) Quero ser feliz; (2) Eu quero ser saudável; (3) Quero ganhar mais dinheiro; (4) Quero ir bem na escola. Outros diriam: (1) Quero aprender a crescer em oração; (2) Quero entender a Bíblia; (3) Quero ter relacionamentos significativos. Mas, muitos de nós não teríamos um plano para ver esses desejos realizados.

Você percebeu como as pessoas planejam e se preparam para escalar o Monte Everest? Se estamos indo para o topo de uma montanha, precisamos determinar como chegaremos lá. Vamos caminhar, andar de motocicleta off-road ou voar de helicóptero até o topo? Em seguida, precisamos determinar qual rota tomaremos e quão longe iremos a cada dia. E então precisamos saber quem vai liderar o grupo, quem vai carregar a comida e a água, que tipo de equipamento de escalada é necessário, que tipo de treinamento físico é necessário, etc. Você não pode fazer uma escalada significativa sem planejamento.

Por que alguns de nós amam planejar? Por que alguns de nós detestamos planejamento? O que Deus pensa sobre planejamento?

Perguntas para reflexão:

• Como você planeja adquirir a sabedoria de Deus para sua vida?

• Como Deus usou circunstâncias inesperadas (como a COVID-19) para cumprir seus propósitos em sua vida?

• O que você acredita ser as prioridades de Deus para você na próxima temporada?

• Como você permitirá que conselheiros sábios forneçam orientação durante o seu planejar?

• Como você permitirá que o Espírito Santo o oriente em seu planejamento?